Como funciona um elevador?

O elevador é um elemento indispensável nos edifícios. Seja em um prédio comercial, residencial ou até mesmo industrial, ele agiliza a locomoção de pessoas e ajuda o transporte de cargas.
Com edifícios cada vez mais altos e o avanço da tecnologia, o elevador está cada vez mais moderno, rápido e seguro.
Mas você sabe como funciona um elevador?
A cabine do elevador se movimenta com a ajuda de cabos de tração, que possuem um contrapeso para equilibrar a subida e a descida, como se fosse uma gangorra.
As atividades executadas pelo elevador são comandadas por um software instalado em um quadro de comando. É ele que faz a cabine subir e descer, reduzir a velocidade ao chegar no andar desejado, abrir e fechar as portas, entre outras funções.
Quais equipamentos básicos compõem um elevador?
Para que o elevador trabalhe adequadamente, além do quadro de comando citado anteriormente, uma série de equipamentos entram em ação. Conheça alguns deles:
- Casa de máquinas: neste local, que não é acessível ao público, está concentrado todo os equipamentos. Geralmente, a casa de máquinas fica acima da cabine do elevador. Lá os técnicos especializados encontram os quadros de força e de comando, o motor, entre outros equipamentos que permitem o bom funcionamento do elevador.
- Máquina de tração:é ela que permite ao elevador realizar os movimentos de subida e descida com a ajuda de um motor de tração, polias e cabos de tração.
- Cabine: também chamado de cabina, corresponde ao local onde os passageiros e objetos são transportados. É montado sobre uma plataforma de aço, que é composta por duas vigas longitudinais (longarinas) fixadas em cabeçotes.
- Operador de Portas: este mecanismo localizado em cima da porta da cabine, permite a abertura e o fechamento das portas do elevador para que os passageiros possam entrar ou sair.
- Caixa de Corrida: é o vão, parte da edificação formada por paredes verticais, por onde a cabine do elevador sobe e desce. Esta caixa de corrida possui teto e poço (local que possui dispositivos de segurança para limitar o percurso do elevador).
- Contrapeso: é a parte que promove o equilíbrio das cargas e controla a força aplicada na movimentação da cabine. O contrapeso e o elevador funcionam como uma gangorra: enquanto a cabine desce, o contrapeso sobe e vice-versa. Este equipamento possui no mínimo 40% da capacidade máxima do elevador.
- Pavimento: também chamado de patamar, é o local onde o elevador faz paradas para permitir a entrada e a saída dos passageiros nos andares. As portas dos pavimentos abrem somente quando a cabine está parada à sua frente.
Curiosidades sobre os elevadores
O elevador se tornou um equipamento tão comum no dia a dia das pessoas que informações bem interessantes sobre o seu funcionamento acabam passando despercebidas.
Mas como aqui estamos falando sobre os detalhes do elevador, cabe citar aqui algumas curiosidades:
Como surgiu o elevador?
De acordo com o Guia dos Curiosos, as primeiras ideias a respeito de uma cabine vertical para transportar passageiros foram descritas pela primeira vez pelo arquiteto romano Vitruvius, no século I a.C. Na época, a movimentação era feita com um contrapeso, roldanas e manivelas. Acredita-se que o sistema era movido por escravos.
Quando foi inaugurado o primeiro elevador de passageiros?
Ainda de acordo com o Guia dos Curiosos, o primeiro modelo foi inaugurado em 23 de março de 1857, em Nova York, em uma loja de cinco andares. No Brasil, a instalação aconteceu em 1906, no Palácio das Laranjeiras, no prédio do governo do Rio de Janeiro. Este modelo de elevador, cujo sistema de segurança evitava que o cabo balançasse, foi criado pelo americano Elisha Graves Otis (1811-1861).
Como a velocidade do elevador é controlada na subida ou descida?
O elevador possui um importante dispositivo mecânico de segurança chamado limitador de velocidade. Ele avalia qualquer anormalidade no funcionamento da cabine e aciona um sistema de frenagem em caso de perigo. Localizado na caixa de máquinas, o limitador de velocidade precisa passar por manutenção para manter o bom funcionamento.
Os cabos de aço podem romper e o elevador cair?
Não. Em caso de rompimento dos cabos, um sistema de frenagem é acionado. Ele é uma das funções do limitador de velocidade, que citamos anteriormente. Caso o sistema de frenagem apresente algum defeito de funcionamento, a queda é amortecida por parachoques com cilindros hidráulicos ou molas.
Quando acaba a energia as pessoas ficam no escuro e sem ar dentro da cabine?
Em caso de queda de energia, o elevador deverá acionar a luz de emergência para permitir que as pessoas peçam ajuda pelo interfone instalado na cabine. E, diferentemente do que muitos pensam, a cabine possui ventilação natural – alguns modelos possuem ainda aparelhos de ventilação –, impedindo que os usuários fiquem sem ar quando a cabine está fechada ou quando falta energia.
Manutenção é palavra de ordem!
Para garantir o bom funcionamento do elevador e a segurança de todas as pessoas, é importante que o equipamento passe pela supervisão constante de profissionais altamente capacitados e regulamentados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Portanto, se você é síndico, administrador de prédios ou zelador e procura uma boa equipe para fazer manutenção, modernização ou reposição de peças de elevadores, agende uma vistoria com a Mult Top Elevadores.
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