Elevador residencial: como sanar 5 problemas comuns

por | jun 5, 2019 | Manutenção de Elevadores | 1 Comentário

A verticalização das cidades tem tornado o elevador residencial um equipamento indispensável. Os prédios estão ficando cada vez mais altos, o que inviabiliza a chegada aos andares e a outros serviços oferecidos pelo condomínio por meio de escadas.

E, à medida que mais prédios são construídos pelo Brasil, maior é o número de pessoas que utiliza o elevador residencial de forma constante.

Para síndicos, administradores de prédios e zeladores esta situação é um grande desafio, porque o uso acentuado do equipamento requer mais manutenção e definição de regras para que todos possam usufruir das facilidades que um elevador residencial proporciona.

Porém, mesmo com as regras de convivência dentro de condomínios, problemas acontecem e é necessário intervir pontualmente para que a situação não saia totalmente do controle.

 

5 problemas comuns que envolvem o elevador residencial

Quem mora em condomínio sabe muito bem que uma das discussões mais frequentes entre os moradores e síndicos está relacionada ao uso correto do elevador residencial. Por isso, identificamos aqui cinco situações comuns e damos sugestões para saná-las com mais agilidade.

  • Elevadores obsoletos

A empresa responsável pela construção do prédio geralmente é quem define o modelo de elevador residencial a ser instalado. E se o equipamento não acompanha os avanços da tecnologia, certamente apesentará problemas com mais frequência do que os modelos mais atuais.

Por isso, é importante que o responsável pela administração do condomínio acompanhe de perto o desempenho do elevador residencial, para acionar a equipe de manutenção com a periodicidade necessária e avaliar a troca do modelo de elevador a curto ou médio prazo.

Dessa forma, evitam-se falhas constantes do equipamento e reclamação dos moradores.

  • Avarias

Os moradores do prédio são obrigados a zelar pelas instalações, e essa determinação envolve o elevador residencial.

Sem o cuidado necessário, as portas e o interior do elevador podem ser riscados por diferentes materiais ou o painel de botões ser quebrado por aplicação de força desnecessária, por exemplo.

Para evitar este tipo de situação é importante que o zelador acompanhe o funcionamento do elevador residencial por meio de câmeras ou verifique diariamente e pessoalmente as condições do elevador, interditando seu uso prontamente quando precisar e notificando os responsáveis pelo dano.

  • Excesso de peso

Este problema é muito comum quando o apartamento está passando por reformas. O morador ou a equipe da obra lota o elevador com materiais pesados para evitar um número maior de viagens e, por isso, acaba interrompendo o funcionamento do elevador.

Com o excesso de peso, o elevador tende a parar no meio da subida e seus usuários precisam acionar a emergência para sanar o problema.

Por isso, antes de utilizar o elevador residencial para este fim, é importante que o morador tenha conhecimento do peso suportado pelo equipamento, para não gerar problemas de funcionamento e nem com outros moradores.

  • Uso exclusivo do elevador residencial

Em caso de mudanças e reformas, é comum que o morador utilize o elevador quase que exclusivamente para levar bagagens, móveis e outros materiais.

Este tipo de situação precisa ter data e hora para acontecer e os demais moradores do condomínio devem ser avisados com antecedência. O elevador também deve receber capas de proteção para evitar avarias e o peso suportado pelo elevador deve obrigatoriamente ser obedecido.

  • Falta de manutenção preventiva

A falta de manutenção preventiva causa dois problemas: interdição do elevador residencial e reclamação por parte dos moradores.

Dessa forma, é muito importante contratar uma empresa de qualidade para fazer a manutenção periódica do equipamento, escolher dias e horários de menor movimento para execução do serviço e avisar com antecedência os moradores para que eles possam se programar.

E, por falar em manutenção, se você que é síndico, administrador de prédio ou zelador ainda não contratou uma empresa para fazer os serviços de manutenção preventiva dos elevadores do condomínio residencial, valer conhecer as soluções da Mult Top Elevadores.

Composta por profissionais altamente capacitados e regulamentados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a empresa oferece serviços de manutenção, modernização e reposição de peças de elevadores.

Localizada em São Bernardo do Campo, no bairro Baeta Neves, a Mult Top Elevadores possui mais de 20 anos de experiência e oferece assistência técnica 24 horas em toda a região do ABC para elevadores residenciais, comerciais, panorâmicos e industriais das mais diferentes marcas.

Para mais informações, entre em contato com os profissionais da Mult Top pelos telefones (11) 99326-0077 ou (11) 98183-8698.

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat