Manutenção em elevador: quais peças de elevador costumam apresentar mais problemas?

Dependendo do tipo de contrato de manutenção assinado pelo síndico, zelador ou administrador de condomínio, as peças de elevador podem estar incluídas no valor do serviço ou serem pagas à parte.
Para definir o formato mais adequado, é necessário conhecer bem as condições atuais do elevador.
Os modelos mais modernos levam um certo tempo para exigir a troca de peças, dispensando a presença de alguma cláusula no contrato relacionada à manutenção com peças de elevador inclusas.
Já os elevadores mais antigos costumam precisar de peças para manter seu perfeito funcionamento. Neste caso, vale conversar com a empresa e solicitar uma boa vistoria para verificar a melhor solução: manutenção com peças de elevador inclusas ou com pagamento de peças à parte.
Quais peças de elevador merecem atenção?
Após certo tempo de uso, todo equipamento começa a apresentar defeitos que apontem a necessidade de troca de peças. Por isso, ao negociar as cláusulas do contrato, é importante que o síndico, zelador ou administrador de condomínio tenham conhecimento das condições do elevador para encontrar a parceira ideal para fazer o serviço de manutenção.
Confira as peças de elevador que, mais cedo ou mais tarde, necessitarão de reparos ou trocas:
Rolamento
Essas peças impedem que as partes do elevador entrem em atrito e evitam aqueles ruídos indesejados nos movimentos de descida e elevação. Dependendo do tipo de trabalho, a equipe de manutenção deverá analisar a qualidade dessas peças.
Sensor de portas
Caso as portas do elevador não abram momentos depois de a cabine chegar ao andar ou feche abruptamente enquanto há pessoas entrando ou saindo, é sinal de que há problemas no sensor do elevador. A falta de correção desta peça pode provocar acidentes.
Roldanas e cabos de aço
Essas peças trabalham juntas: enquanto as roldanas são responsáveis por suportar o elevador, os cabos de aço ficam presos às roldanas para promover sua subida e descida com segurança. Caso a movimentação esteja lenta demais ou acompanhada de trancos, é sinal de que as roldanas ou o cabo de aço estejam desgastados.
Limitador de velocidade
Também conhecida como regulador de velocidade, esta peça fica instalada na casa de máquinas e trabalha mecanicamente, mesmo que não haja energia elétrica. Sua função é regular a velocidade do elevador na subida ou descida e acionar a frenagem em casos de emergência. Quando a velocidade do equipamento está acima do normal, esta peça entra em ação desligando o motor de tração do elevador. Se for necessário, a peça trava a cabine de uma vez, evitando que ela se movimente.
Antes de ocorre acidentes graves, as peças de elevador dão sinais de que algo está errado. Por isso, é importante contar sempre uma empresa de qualidade para fazer a manutenção periódica dos equipamentos.
Para este e outros serviços, vale a pena conhecer as soluções da Mult Top Elevadores. Composta por profissionais altamente capacitados e regulamentados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a empresa oferece serviços de manutenção, modernização e reposição de peças de elevadores.
Localizada em São Bernardo do Campo, no bairro Baeta Neves, a Mult Top Elevadores possui mais de 20 anos de experiência e oferece assistência técnica 24 horas em toda a região do ABC para elevadores residenciais, comerciais, panorâmicos e industriais das mais diferentes marcas.
Para mais informações, entre em contato com os profissionais da Mult Top pelos telefones (11) 99326-0077 ou (11) 98183-8698.
0 comentários